PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNI E MULTIPROFISSIONAL
EM ÁREAS DA SAÚDE: INFECTOLOGIA
ensinomultiprofissional@emilioribas.sp.gov.br
Os Programas de Residência do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER) são reconhecidos e credenciados pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Sua carga horária total é de 5.760 horas cumpridas durante dois anos, incluindo atividades teóricas, teórico-práticas e práticas, devendo ser cursadas em regime de dedicação exclusiva nos termos do artigo 13, § 2º da Lei Federal nº 11.129/2005 e Resolução CNRMS nº 2 de 13 de abril de 2012.
Residência Multiprofissional em Epidemiologia Hospitalar
Descrição: A Residência Multiprofissional em Epidemiologia Hospitalar abrangerá conteúdos teóricos que serão ministrados a todos os alunos ingressantes, e também atividades prática no Serviço de Epidemiologia do Instituto de Infectologia Emilio Ribas. O aluno realizará a busca ativa, investigação e notificação de casos suspeitos e confirmados de doenças e agravos de notificação compulsória, assim como procederá à notificação oportuna e encerramento dos casos aos níveis hierárquicos da vigilância epidemiológica e desenvolverá atividades relacionadas à imunização, sob supervisão das equipes responsáveis. Também desenvolverá habilidades relacionadas à sistematização e análise de dados epidemiológicos e elaboração de pesquisas científicas junto à equipe do Serviço de Epidemiologia.
Objetivo: A Residência Multiprofissional em Epidemiologia Hospitalar visa formar profissionais de saúde qualificados para atuar na vigilância epidemiológica de instituições hospitalares de saúde e também em outros serviços da vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo assim para o aprimoramento das ações de vigilância e controle de agravos importantes para a saúde pública.
Conteúdo programático: Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica; Política Nacional de Vigilância em Saúde; investigação epidemiológica; doenças, agravos e eventos de saúde pública; emergências em saúde pública; Regulamento Sanitário Internacional; Programa Nacional de Imunização; sistemas de informação em saúde; medidas de morbidade; medidas de mortalidade; indicadores mais utilizados em saúde pública; tipos de variáveis e formas de apresentação de dados; estudos descritivos; estudos analíticos; modos de transmissão de agentes infecciosos; doenças infecciosas emergentes e reemergentes; investigações de surtos; transições demográficas e epidemiológicas; doenças de transmissão hídrica e alimentar; doenças de transmissão respiratória; doenças de transmissão por vetores e zoonoses; hepatites virais; tuberculose; HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Cenários de Práticas: A coordenação das atividades da Residência Multiprofissional em Epidemiologia Hospitalar é realizada no Serviço de Epidemiologia, que dispõe de recepção, sala de reunião e sala do núcleo com computadores para o acesso aos sistemas de informação. Além disso, o aluno realizará a investigação epidemiológica dos pacientes atendidos no pronto socorro, enfermarias, unidade de terapia intensiva, hospital dia e ambulatório do Instituto, e também realizará atividades no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais e no ambulatório de Medicina do Viajante.
Residência Uniprofissional em Área de Saúde – Nutrição Hospitalar
Descrição: A Residência em Nutrição Hospitalar em Infectologia abrangerá conteúdos teóricos ministrados a todos os alunos da residência multiprofissional e também atividades teóricas / práticas no Serviço de Nutrição e Dietética do IIER.
Objetivo: A Residência em Nutrição Hospitalar em Infectologia visa formar profissionais de saúde qualificados para atuar na assistência nutricional clinica e ambulatorial em promoção da saúde em diferen-tes fases da vida; atuação em ações de alimentação e nutrição, sendo responsáveis pela organização e avaliação de serviços nutricionais voltados para a melhoria dos aspectos da alimentação saudável e segurança alimentar dos pacientes e integrar equipe multidisciplinar.
Conteúdo Programático: Será oferecido ao aluno informações e capaci-tação para desenvolver atividades técnica científica específica no campo da Nutrição e Alimentação Humana, visando os fatores de promoção, manutenção e recuperação da saúde, assim como a prevenção de doenças em sua dimensão individual e coletiva; realizará avaliação, planejamento, assistência dietética e acompanhamento nutricional dos pacientes portadores de doenças infecciosas e parasitarias das unidades de internação, unidades de terapia intensiva, hospital dia e assistência ambulatorial, com supervisão das equipes responsáveis; desenvolvera atividades de promoção de reeducação alimentar e atuara em equipes multiprofissionais.
Cenários de Práticas: Unidades de Internação, Unidades de Terapia Intensiva, Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional – EMTN, Hospital Dia, Ambulatório, Cuidados Paliativos e Lactário.